Facturação Online – Como passar facturas oficiais através de uma loja online?

Para quem tem um site ou loja online e pretende emitir facturas certificadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira de forma automatizada não tem muitas opções.

Alguns programas de facturação criam a loja e fazem a gestão de stocks mas as que vi implementadas são muito fracas, lentas e limitadas. Demasiado limitadas para o meu gosto. Para além disso obrigam a ter um servidor online e com largura de banda para dar resposta a múltiplos utilizadores simultâneos. Isso não é barato.

O sistema de facturação que utilizamos em Nuvens.pt é o InvoiceXpress.

Utilizamos este sistema porque:

  • nos permite ter acesso à facturação em qualquer computador com ligação à internet
  • efectua automaticamente as comunicações SAFT para as finanças
  • faz cópias de segurança automáticamente
  • tem inúmeras integrações com outros softwares e pagamentos
  • emite facturas electrónicas
  • tem um interface simples (e que de facto funciona)
  • tem acesso via API

Este último ponto pode parecer o menos apelativo mas é o mais importante para que um site possa emitir facturas automaticamente. Através do API podemos programar no nosso site um sistema que após confirmação de cobrança, emite factura/recibo e envia via email.

Os preços do InvoiceXpress variam entre €5 a €25 mensais para quem emite entre 10 e 1000 documentos por mês

Aquilo que menos gosto no InvoiceXpress é a falta de atendimento por telefone e o atendimento por email também deixa algo a desejar (em duas ocasiões estive dias sem resposta). No entanto, como o sistema funciona bem o factor atendimento não é impeditivo que os sugira como opção.

2 pensamentos em “Facturação Online – Como passar facturas oficiais através de uma loja online?”

  1. Estou a pensar muito seriamente em abrir uma loja online. Já fui às finanças para ver o que é preciso para ter tudo legal mas há uma questão à qual eu ainda não obtive resposta. (Sim, é verdade que ela só me surgiu depois de ter vindo das finanças e ainda não me foi possível lá voltar.)
    Imaginemos que eu vou comprar produtos para a minha loja: vem tudo faturado. Até aqui tudo bem! Mas se eu quiser também comprar artigos para mim, para uso próprio? Não posso usufruir do desconto que tenho como comerciante? Ou vem tudo na mesma fatura?
    Outra questão que está relacionada com a de cima. Atualmente com a net podemos comprar em sites de revenda e até importar. No caso de importação, uma vez que não passam fatura: depois como faço em relação à faturação de produtos de poderei ter a vender na loja mas que quando eu os comprei não passaram fatura?
    Se me conseguisse ajudar eu agradecia, pois quero tudo dentro da lei…
    Obrigada

    1. Fernanda, em primeiro lugar eu não sou contabilista e o conhecimento que tenho é aquele que obtive ao longo dos anos. No entanto, vou dar a minha opinião mas sugiro que depois confirme com um contabilista ou nas finanças.
      Quanto à questão dos produtos que compra para a sua loja e que alguns pretende que fiquem para si.
      Vou deduzir que o fornecedor vai exigir que todas as compras sejam facturadas à entidade vendedora para oferecer o desconto. Se não for o caso, então é simples e apenas tem de pedir para que os produtos que pretende para uso pessoal, sejam facturados em seu nome. Mas se a factura vier em nome do seu negócio, então oficialmente terá de facturar a si mesma a venda. A ter em atenção que existe uma lei especifica sobre vendas com preço abaixo de custo. Para evitar complicações eu faria uma factura com um valor simbólico acima do custo.
      Quanto à importação de produtos. Sem dúvida que existem sites que vendem sem factura. Mas isso é ilegal e como tal ao comprar produtos nesses sites para vender na sua loja (mesmo para consumo pessoal) está a infringir a lei. Todas as importações têm de vir com factura ou caso sejam fiscalizadas na alfândega serão apreendidas.
      Espero que esta resposta ajude mas se decidir avançar coloque de novo estas questões a um contabilista ou nas finanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *