O que é necessário para colocar um site online?

Existem 3 ingredientes para ter um site online: um domínio, um servidor e o código que dá forma e funcionalidade ao site.

Domínio
O domínio (ou nome de domínio) é o nome que utilizamos para aceder a um site. Mas a nível técnico um domínio é apenas um apontador para o servidor. Quando digitamos um endereço “qualquer-coisa ponto com”, no nosso computador, isto irá fazer uma pesquisa de qual o servidor que está atribuído a esse endereço e colocar-nos em ligação com mesmo.

Existem mais de 1000 terminações de domínios: com, net, org, pt, com.br, etc. que estão agrupados por tipos. Existem terminações de domínio do tipo genérico (por exemplo com, net, org) que qualquer pessoa pode registar e existem terminações de domínios de tipo restrito que têm regras próprias impostas pelas entidades gestoras (por exemplo pt, com.br, ao).

Servidor
Um servidor não é mais que um computador ligado à internet e com software instalado que lhe permite responder às ligações externas. Na maioria dos casos os servidores estão localizados em Data Centers que oferecem garantias que apenas um computador em casa não poderá oferecer: ligações dedicadas à internet, sistemas de segurança, cópias de segurança, sistemas alternativos de fornecimento elétrico e técnicos que garantem o funcionamento 24/7.

Ter um servidor dedicado é uma despesa considerável e para sites com baixo fluxo de tráfego por norma opta-se por utilizar um alojamento partilhado. No fundo, um alojamento partilhado é o dividir desse custo por vários sites. Desta forma, podemos alojar um site muito mais barato.

Código
Todos os sites têm por base a linguagem de programação HTML. E pelo menos um ficheiro com HTML tem de existir para que um site funcione correctamente. Mas no fundo é isso, o código que dá forma e funcionalidade ao site é apenas um conjunto de ficheiros com linguagens de programação.

Estes 3 ingredientes (domínio, servidor e código) são independentes e podemos registar o domínio com uma empresa/registrar, ter o nosso servidor ou alojamento noutra (ou em nossa casa/escritório) e solicitar a um terceiro para que nos faça a programação do site (ou até nós mesmo fazer a programação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *