Diário de um operador de loja online

Ao contrário da crença popular gerir uma loja online não é uma fonte de dinheiro fácil. É um negócio que como todos os outros exige tempo, dedicação e capacidade de estar em constante adaptação a tecnologias que estão em constante evolução.

Cada pessoa tem a sua rotina do dia-a-dia de operações para a gestão do seu negócio online mas deixo aqui a forma como eu faço essa gestão.

Diariamente

Eu começo o meu dia por ver emails e dar resposta a assuntos urgentes.

Depois tento perceber o que se passou durante a noite. Isto involve, ver logs da plataforma e perceber se algo de estranho aconteceu.

Existe um passo que não consigo resistir e que é totalmente inútil que é o de ver as estatísticas de visitas. A informação de um dia, nada significa e serve apenas como uma ilusão mas já nem me esforço a resistir.

De seguida faço uma ronda pelas redes sociais. Dou resposta a algumas mensagens, comentários e leio artigos, comento e participo na comunidade que involve o meu negócio.

Esta ronda pelas redes sociais, blogs e outros sites, também ajuda a ganhar inspiração para o passo seguinte que é a criação. Todos os dias faço ou um artigo de blog, ou um vídeo ou qualquer outro tipo de trabalho que esteja relacionado com a minha área de negócio.

Quando estou satisfeito com o trabalho desenvolvido, publico e divulgo esse trabalho.

Todos os dias, gosto de fazer algo para melhorar o funcionamento da plataforma. Podem ser coisas como adicionar páginas de informação, melhorar textos, adicionar produtos/serviços, criar secções, optimizar o processo de venda, melhorar o design ou corrigir elementos.

Como é óbvio, nem todos os dias são assim e por vezes a vida acontece e deixo algumas tarefas de fora ou dedico-me quase exclusivamente a outras mas esta é uma ideia geral.

Semanalmente

Faço uma análise de estatísticas de visitas. Vejo o que aconteceu durante a semana e como isso se compara com outras semanas. Isto vai ajudar a ajustar o que estou a fazer a não desperdiçar tempo, dinheiro e/ou afastar clientes.

Esta análise e ajustamento é importante para resultados das campanhas de publicidade paga mas também para as estratégias de redes sociais e outras fontes de tráfego não pago. Penso que a análise de estatísticas é fundamental, como descrevi no artigo A importância das estatísticas de um site.

Mensalmente

No final de cada mês gosto de avaliar a evolução financeira e comparar com meses e anos anteriores. Esta informação permite-me, preto no branco, saber se estou na direcção certa e a tentar perceber o que estou a fazer mal e o que posso fazer diferente para melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *