A importância das estatísticas de um site

Após colocar um site online é imperativo activar um sistema de estatísticas para a compreensão do comportamento dos utilizadores e métricas de acções realizadas durante as visitas ao site.

O mais utilizado sistema de recolha deste tipo de informações é o Google Analytics. Não podemos dizer que é o melhor sistema mas é gratuito, simples de activar e utilizar. Com a instalação básica do Google Analytics conseguimos ter uma noção do que se passa no seu site. Existem ferramentas mais completas que o Google Analytics mas o importante é ter um qualquer sistema de estatísticas.

Independentemente do sistema utilizado, é depois necessário olhar para os dados e estes serão um bom indicador dos melhoramentos a efectuar no nosso site. Fazer questionários pode ser bom mas as pessoas mentem, muitas delas até quando pensam estar a dizer a verdade. Os números não mentem. Se mudamos a cor do botão ‘comprar’ de azul para verde isso aumenta o número de cliques nesse botão, isso dá-nos garantias de que foi um bom melhoramento. Se o contrário acontece, isso indica-nos que talvez seja boa ideia voltar ao azul.

Este tipo de analise só é possível com um sistema de estatísticas em funcionamento. Por exemplo na imagem de destaque deste artigo vemos uma estatística dos visitantes do Nuvens.pt. Com estes dados nós sabemos que a maioria dos nossos visitantes são homens na casa dos 35 a 44 anos. Com estes dados podemos optar por melhorar o nosso conteúdo para esse “target” ou caso o nosso objectivo seja apelar a outro grupo da população, devemos pensar em promover o nosso site de outra forma.

Para mim a correcta analise de estatísticas é o factor importantíssimo no melhoramento de qualquer site e mesmo na optimização dos resultados nas redes sociais. Dentro de cada uma das redes sociais é hoje possível obter dados estatísticos das nossas publicações e com isso conseguimos melhorar exponencialmente a comunicação com as nossas audiências.

No entanto, devemos saber ler os número e ter bases sólidas para a analise. É necessário dar tempo e acumular valores. Se compararmos um dia com o dia seguinte, essa informação não é suficiente para tomar conclusões. Por exemplo, a resposta de uma quinta-feira para uma sexta-feira é completamente diferente e isso deve-se mais com o estado mental dos utilizadores do que com o site em questão. Na sexta-feira a maioria da população já está a pensar no fim de semana e irá reagir de forma diferente.

Lembro-me de trabalhar num projecto que bastava olhar para as estatísticas para saber que tinha sido feriado no Brasil. Era óbvio e os feriados são algo a ter em mente. Até mesmo feriados locais podem ser uma influencia.

O volume da nossa amostra também é fulcral. Por regra eu gosto de ter pelo menos 1000 visitantes a uma página antes de tomar uma decisão. Mais se possível mas menos de 1000 é muito pouco.

Existem inúmeros factores deste gênero que com tempo e experiência vamos aprendendo. Só é necessário dedicarmos a nossa atenção para este tipo de analises e lembrar que a correlação não significa casualidade. Ou seja, se na semana em que não mexeste no teu site obténs o dobro das visitas, isso não significa que deves deixar de melhorar o teu site 🙂